Novidade >> APP DO FGTS << A Caixa lançou mais uma novidade: o Saque do FGTS agora é 100% digital, para todas as modalidades previstas em lei. Por meio do App FGTS é possível solicitar o saque, indicar uma conta de qualquer banco para receber o crédito, fazer upload de documentos, acompanhar as etapas do processo e muito mais.
A nova versão do aplicativo está disponível para todos os trabalhadores nas lojas da plataforma Android, de forma gratuita.
Serviços do Aplicativo do FGTS
– Realização de saque de valores liberados por rescisão de contrato de trabalho e saque imediato
– Solicitação de outras modalidades de saque com upload de documentos
– Indicação de conta de qualquer banco para recebimento do crédito do saque
– Consulta de saldos, extratos e muito mais.
Agora você pode ver pelo seu celular, no aplicativo, não precisa mais ter que ir à uma agência da Caixa Econômica Federal para consultar seu saldo.
O que é FGTS afinal?
O FGTS foi criado para proteger o trabalhador no caso de uma demissão sem justa causa, é uma conta vinculada ao contrato do trabalho. Ele funciona assim, no início de cada mês os empregadores depositam 8% do salário de cada funcionário.
O saldo FGTS é o total desses depósitos mensais e o valor que está lá é do empregado, que pode realizar o saque em situações específicas, dentre essas situações estão os seguintes casos:
- Demissão sem justa causa
- Término do contrato por prazo determinado
- Revogação por falência, falecimento dos empregadores ou nulidade do contrato
- Revogação do contrato por culpa recíproca ou força maior
- Aposentadoria
- Idade igual ou superior a 70 anos
- Doenças graves, como portador de HIV – SIDA/AIDS, neoplasia maligna (trabalhador ou dependente), estágio terminal em decorrência de doença grave (trabalhador ou dependente)
Ainda há outras situações em que o saque pode ser solicitado, você pode conferir com mais detalhes as situações em que pode ser solicitado o saque, assim como documentação necessária e outras informações aqui.
FGTS aquecendo a economia
Embora haja casos específicos que o saque pode ser feito, com a crise financeira que o Brasil passou nesses últimos tempos, o governo liberou o saque do FGTS buscando aquecer a economia.
Segundo uma reportagem da Veja, a liberação do PIS (o saldo do FGTS) deve gerar um crescimento de 0,55 pontos percentuais no PIB, afinal, é um dinheiro a mais que o trabalhador está recebendo, que pode gastar com presentes, pagamento de dívidas etc.
Com mais pessoas comprando, as lojas vendem mais e conseguem investir mais, inclusive na contratação de novos colaboradores, então, se você está precisando de um dinheirinho a mais, da uma conferida no seu saldo para ver se tem dinheiro para sacar.
Falando em conferir o saldo, aplicativo FGTS
Para ver seu saldo e ter mais praticidade na hora de conferir as informações sobre o seu FGTS, o novo aplicativo da Caixa vai te ajudar bastante!
Agora você não vai mais precisar ir à agência, nem ligar para o gerente, tudo que vai precisar para acompanhar seu Fundo de Garantia, será do aplicativo no celular.
Você viu que houve mudança no saque? Sabe a ação do governo para aquecer a economia? Então, houve uma mudança no limite do saque. Se você estava acompanhando quando começou a ser liberado o saque, viu que o limite era de R$ 500,00, agora é R$ 998,00.
E com o aplicativo você vai conseguir ver de forma simples e prática o saldo que você tem disponível para sacar, então se está precisando de um dinheiro agora, baixe o app e da uma olhada em quanto tem disponível!
Sem falar que a natureza agradece se você usar o app, afinal, o uso de papel vai diminuir muito, o que irá gerar mais sustentabilidade ecológica.